Oficina de Fotografia em Grande Formato

Venha aprender a manusear o gigante da família e a fotografar com a calma dos mestres.

A oficina de Fotografia em Grande Formato é feita à medida dos fotógrafos curiosos por esta forma de fazer o fotográfico, os que já usam e querem acelerar a aprendizagem ou os que "ainda estão a pensar sobre o assunto". Será uma oportunidade para a construção de conhecimento e de uma opinião sólida acerca da ferramenta de grandes mestres da imagem fotográfica. Os tópicos abordados incluem: as várias tipologias e formatos de câmaras, os vários tipos de objetivas e conhecimento dos círculos de imagem e ainda dos vários acessórios que são específicos para a fotografia em grande formato. Os controlos de câmara, basculamentos e descentramentos, serão totalmente abordados e demonstrados, incluindo as subtis (e não tão subtis) diferenças entre os movimentos produzidos. Diferentes técnicas de focagem e compensação de exposição para a fotografia macro e seu uso serão tratados, bem como dicas úteis e a famosa "sequência de eventos" que pode ser seguida para assegurar exposições bem-sucedidas no campo e no estúdio. Nenhum conhecimento prévio de equipamentos de grande formato é necessário, mas se você já possui uma câmara deste género a familiaridade com controles e regulações será pertinente.

Outros tópicos serão incluídos se desejado pelos participantes, como a fotometria eficaz (tanto refletida como incidente) para a cor e preto e branco, o controlo do obturador, o uso de lupa, visualizador reflex binocular, a montagem das objetivas, etc. Naturalmente, os conceitos não específicos à fotografia grande formato também podem ser abordados, se desejado pelos participantes, tais como a composição, a iluminação, a digitalização dos negativos, entre outros.

Será tratada a diversidade e formatos dos suportes sensíveis em grande formato e a vários métodos para a sua revelação. Os negativos produzidos durante o workshop serão revelados e ainda produzida uma prova por contacto de cada um deles.

Serão apresentados conteúdos teóricos e bibliografia com exemplos de alguns autores de eleição, desde Sally Mann até Gregory Crewdson passando por David Hockney e Chuck Close entre muitos outros. Toda a teoria será encaminhada para a prática e para a concretização de uma metodologia de trabalho que se quer pragmática, mas atenta. Será também instigada uma alteração de método no fotógrafo contemporâneo, para um mais calmo e contemplativo, categórico no trabalho com estas câmaras.

Todo a oficina decorrerá em ambiente informal e relaxado propiciando sempre o esclarecimento de dúvidas e clarificação de procedimentos.

Formador: Rui Lourosa

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos em fotografia.

Horário: 2 de Julho de 2016, Sábado: 10:00-13:00, 14:00-19:00

Rua Mártires da Liberdade,77